Determinação de Glicemia

Determinação de Glicemia

Medição da Glicémia

 

Monitorização do controlo glicémico é fundamental para ter qualidade de vida e prevenir complicações decorrentes da diabetes. Por isso, quando falamos em controlo glicémico, no mínimo, a vigilância deve ser usada para evitar e/ou ajudar a tratar hipoglicemias potencialmente perigosas. O diagnóstico de diabetes é feito com base nos seguintes parâmetros e valores para plasma venoso na população em geral:

 

  1. a) Anomalia da Glicemia de Jejum (AGJ): glicemia de jejum ≥ 110 e < 126 mg/dl (ou ≥ 6,1 e < 7,0 mmol/l
  2. b) Glicemia de jejum ≥ 126 mg/dl (ou ≥ 7,0 mmol/l);
  3. c) Sintomas clássicos + glicemia ocasional ≥ 200 mg/dl (ou ≥ 11,1 mmol/l);
  4. d) Glicemia ≥ 200 mg/dl (ou ≥ 11,1 mmol/l) às 2 horas, na prova de tolerância à glicose oral (PTGO) com 75g de glicose;
  5. e) Hemoglobina glicada A1c (HbA1c) ≥ 6,5%.

Sim, pessoas com familiares diretos com diabetes, homens e mulheres obesos, homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue, mulheres que contraíram diabetes gestacional na gravidez, doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.

Nos adultos a diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas: poliúria (urinar muitas mais vezes, especialmente durante a noite), polidipsia (sede constante e intensa), polifagia (fome constante e difícil de saciar), fadiga, comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais e visão turva.